Como pode o sector da restauração crescer em 2024?

Actualmente, são diversos os desafios que o sector da restauração enfrenta. Seja a subida de preços em resposta a um aumento da inflação, a dificuldade de atrair novos clientes, a necessidade de aumentar os rendimentos e pagar os salários ou a dificuldade de captar e reter talento, 2023 foi um ano com bastantes desafios que puseram o sector à prova.

Apesar desta tendência, tem-se assistido a um crescimento acentuado das plataformas de entrega, tendo o mercado global triplicado de tamanho nos últimos cinco anos, apesar dos encerramentos generalizados ao longo deste período. Neste sentido, a Bolt Food aponta algumas tendências que os restaurantes podem acrescentar ao seu menu para continuarem a crescer em 2024.

  1. Optar por tecnologia como ingrediente principal

Em Março, o número de restaurantes que se candidataram para fazer parte da Bolt Food tinha aumentado 50% em relação ao ano anterior, o que demonstra a relevância que a tecnologia tem para ajudar a aumentar o total das receitas. Numa altura em que os consumidores exigem uma maior variedade de escolha e conveniência, a tecnologia de entregas dá aos restaurantes o poder de chegar aos clientes de forma simples e rápida.

  1. Ser inteligente na procura de clientes e quota de mercado

Ao utilizar plataformas de entrega como a Bolt Food, os restaurantes podem expandir a sua base de clientes e aumentar a sua notoriedade, e não são apenas os restaurantes de maior dimensão que beneficiam da oferta deste serviço. 40% dos restaurantes adicionados à Bolt Food têm pequena e média dimensão e, por isso, valorizam o acesso a novos clientes, juntamente com dados e conhecimentos sobre qual a melhor forma de corresponder às suas necessidades.

  1. Ter uma proposta de marketing sem ter o expertise

A Bolt Food permite que os proprietários de restaurantes se concentrem na qualidade da comida, na satisfação do cliente e no menu, enquanto os especialistas da plataforma encontram as melhores formas de apresentar o menu através de campanhas de marketing na aplicação. Mais de 40% dos restaurantes apresentados na Bolt Food utilizou esta ferramenta em 2022. Em Portugal, as ferramentas disponíveis aumentaram o número de encomendas em mais de 50% durante a campanha.

Artigos relacionados