Como mudou a Terra em 40 anos? Ferramenta da Google mostra impacto das alterações climáticas
São cada vez mais as pesquisas feitas na Internet sobre as alterações climáticas. Em Portugal, o aumento registado é de 150%, sendo que as principais perguntas feitas ao Google durante o último ano foram “o que são as alterações climáticas”, “como mitigar as alterações climáticas e criar uma sociedade mais sustentável”, “quais as consequências das alterações climáticas”, “como prevenir as alterações climáticas” e “o que provoca as alterações climáticas”.
A ferramenta Timelapse, inserida no Google Earth, que permite ver como o planeta Terra tem vindo a mudar ao longo do tempo, passou a estar actualizado com novas imagens de 2021 e 2022. Esta nova versão permite que os utilizadores vejam a evolução de quase quatro décadas e as mudanças no planeta – de 1984 a 2022 – através deste mapa interactivo 4D feito a partir de milhões de fotos de satélite.
O vídeo na forma de viagem no tempo pelo planeta mostra as evidências das mudanças climáticas à superfície terrestre: desde os sistemas de irrigação emergentes nos desertos do Egipto e os rios sinuosos que mudam ao longo do tempo na floresta amazónica em Pucallpa no Peru, até às erupções vulcânicas e a extracção de madeira e os incêndios florestais que alteram a paisagem da Floresta Nacional de Lassen, na Califórnia.
As imagens também mostram as formas como as cidades se adaptaram para combater as mudanças climáticas – como os parques eólicos em alto mar em Middelgrunden, na Dinamarca, ou uma instalação solar de grande escala em Granada, Espanha.
Os utilizadores podem ainda aceder a uma biblioteca com mais de 800 vídeos Timelapse referentes a mais de 300 locais, incluindo a Serra da Estrela em Portugal.