Como lidar com consumidores de high-tech?

Os chamados tech-savvy e tech lovers formam uma categoria de consumidores a que as marcas também devem estar atentas. São consumidores de high-tech, ou seja de alta tecnologia, e podem ter uma presença especialmente relevante na época do Natal, de acordo com a UPS.

No estudo “UPS How To Click With High-Tech Online Shoppers”, referente ao mercado norte-americano, a empresa de logística revela que 68% dos consumidores planeia comprar produtos tecnológicos para oferecer no Natal. Dados deste ano indicam ainda que os consumidores de alta tecnologia fizeram mais compras através dos seus smartphones do que aqueles que compraram produtos não tecnológicos – 42% vs 27%.

Nas redes sociais, os consumidores de high-tech também dominam, sendo que 42% admite seguir as páginas e canais de retalhistas. Além disso, 37% deste grupo refere que as redes sociais influenciam as suas compras e 25% já comprou através de websites de social media. Ainda assim, 46% destes compradores ainda preferem as lojas físicas e 58% prefere este meio para efectuar devoluções.

David Roegge, director de Marketing para o segmento High-Tech da UPS, considera que «estes consumidores têm comportamentos de compra distintos e os retalhistas precisam de analisar quais são as suas motivações e influências». Só desta forma poderão responder às suas necessidades.

A solução poderá passar por «oferecer uma experiência optimizada em todos os canais, capacitar os consumidores com informações, procurar formas de agregar valor através de recomendações, acordos e promoções, providenciar opções convenientes desde a pré-compra à entrega e devolução», refere o mesmo responsável.

Artigos relacionados