Como estão os níveis de convivialidade?
O mundo está cada vez menos amistoso. Esta é a conclusão da Pernod Ricard depois de inquirir perto de 11.500 pessoas de 11 países dos diferentes continentes. Segundo a empresa, que distribui marcas como Absolut Vodka, Jameson e Malibu, estamos a precisar de reforçar uma palavra nos nossos dicionários: convivialidade.
De acordo com o estudo, realizado pela OpinionWay para a Pernod Ricard, 91% das pessoas acredita que a convivialidade é uma fonte de bem-estar. Por outro lado, 61% refere que o mundo está menos amistoso do que há cinco anos, sendo que os mais pessimistas são os franceses (82%), logo seguidos pelos alemães (73%).
Por gerações, os Millennials são os que apresentam sinais mais alarmantes: 67% dos jovens entre os 18 e os 34 anos lamenta encontrar-se cada vez mais com os amigos devido às redes sociais. No sentido oposto, os mexicanos, espanhóis, brasileiros, indianos e chineses são os campeões da convivialidade.
Os resultados do estudo serviram de base à primeira grande campanha corporativa global da Pernod Ricard, sob o mote “Be A Convivialist”. A intenção é incentivar os consumidores a conviver mais e a diminuir a distância, mesmo entre amigos e família.
A peça central da campanha é o filme documentário “The Power of Conviviality”, assinado pela Elephant At Work, que reúne testemunhos reais de pessoas de diferentes origens. São 12 os destinos contemplados pelo trabalho, desde um bar de karaoke em Xangai a uma saída de amigos em Marselha, passando por um jantar elegante em Nova Orleães e uma passam de ano em Berlim.
«Existe um verdadeiro anseio de conexão e partilha no mundo de hoje. A convivialidade é mais do que apenas um valor corporativo para a Pernod Ricard, é a nossa razão de ser orgulhosamente personificada pelos nossos 19 mil colaboradores, todos os dias, em todo o mundo. Esta mentalidade reproduz o lema de toda a vida do meu avô Paul Ricard que lançou um convite a todos os seus colaboradores: “faz um novo amigo todos os dias”», comenta Alexandre Ricard, presidente e CEO da Pernod Ricard.