Como escolher o vinho para o jantar? Portugueses vão pelo sabor
O gosto/sabor lidera a lista de principais factores considerados pelos portugueses na hora de escolher que vinho comprar: 26% dos consumidores aponta para este aspecto, de acordo com o primeiro estudo InMarket2020, elaborado pela MultiDados. Logo depois, aparece a relação qualidade/preço, apontada por 23,3%. O terceiro factor mais importante é a região de proveniência 13,6%).
O mesmo estudo indica que o Douro é a região vinícola portuguesa preferida dos consumidores nacionais e que o gasto médio na compra de uma garrafa de 75cl oscila entre os dois e os cinco euros em quase metade dos casos (47,7%). No geral, 75,1% dos portugueses compra e consome vinho.
Vinho tinto, por seu turno, parece ser o preferido dos portugueses, sendo referido por 48,3%. Neste segmento, Papa Figos é a marca mais mencionada (18,6%), logo seguida por Trinca Bolotas (13,5%) e Periquita (9,4%).
O vinho branco é o segundo mais apreciado (27,9%) e, neste caso, Casal Garcia leva a taça (14,5%). O top 3 é completado pelas marcas Gatão (9,2%) e Muralhas (3%). No que ao vinho rosé diz respeito (eleito como o preferido por 24,4% dos consumidores), Mateus Rosé é a insígnia de eleição (36,3%). Seguem-se Gazela (9,2%) e Casal Garcia (1,1%).
Vinho do tipo maduro também está entre os favoritos (56,2%), à frente do vinho verde (26%) e do frisante/gaseificado (17,8%), revela a mesma análise.
O estudo da MultiDados tem por base um inquérito online realizado entre 1 e 20 de Janeiro deste ano a utilizadores registados na sua plataforma. Os inquiridos são maiores de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em Portugal Continental e Ilhas.