Como escolhem os portugueses onde vão jantar?
A experiência gastronómica é o factor mais importante na seleçcão de um restaurante (71%), segundo avança o TheFork. Um estudo elaborado pela plataforma de reserva de mesas indica que, este ano, apenas metade dos seus utilizadores escolheu o local para almoçar ou jantar com base no desconto disponível – sendo que o TheFork disponibiliza ofertas de até 50% numa selecção de estabelecimentos.
Ambiente (41%), localização e serviços (40%) também são factores muito apontados. A popularidade, por outro lado, é um aspecto com pouco peso (apenas 2%) na escolha de um restaurante. Acima de tudo, os portugueses procuram uma experiência de entretenimento fora de casa.
O TheFork indica ainda que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e que sábado é o dia da semana com mais reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é a refeição mais popular, reunindo 69% das reservas. Em média, os utilizadores da plataforma fazem a reserva com seis horas de antecedência, embora 21% efectue a mesma a menos de uma hora do pretendido.
Já o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, correspondeu a 20 euros por pessoa, em 2019. Os três tipos de cozinha mais procurados foram tradicional portuguesa, japonesa e internacional.
Quanto ao comportamento pós-refeição, 45% dos utilizadores do TheFork submete uma avaliação e 23% escreve comentários.
Top 10 dos restaurantes mais reservados via TheFork
1 – Laurentina – O Rei do Bacalhau (Lisboa)
2 – Palácio Chiado (Lisboa)
3 – Bistro 100 Maneiras (Lisboa)
4 – Seen (Lisboa)
5 – Contrabando Restaurante e Bar (Lisboa)
6 – DesNorte (Lisboa)
7 – Yakuza First Floor (Lisboa)
8 – Frade Dos Mares (Lisboa),
9 – Cafeína (Porto)
10 – Il Vivaldi – Mediterranean Cuisine (Funchal)