Uma recente publicação na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, gerou um intenso debate sobre a transformação estética do McDonald’s nos últimos 16 anos. A utilizadora @999yren partilhou duas imagens que comparam a fachada de um restaurante da cadeia em 2009 e com a fachada da atualidade, evidenciando uma mudança radical no seu design.
“O minimalismo pode morrer já?”, expressou a autora da publicação junto às fotografias, que alcançaram mais de 5,4 milhões de visualizações, 253.000 ‘gostos’ e mais de 900 comentários.
Na primeira imagem, observa-se uma fachada repleta de decoração, com figuras de vários animais, enquanto na segunda, correspondente à atualidade, o mesmo restaurante apresenta um design completamente preto, tendo apenas o icónico logótipo dourado da marca.
lo minimalista puede morir ya? pic.twitter.com/iJpCzKphrY
— yyyyrenn💎 (@999yren) March 2, 2025
As reações não tardaram. “O minimalismo tira-me a vontade de viver” ou “Não é minimalismo, é cortar nos custos de produção. Aperceberam-se de que podiam poupar nesses detalhes sem perder quase nenhuma venda”, comentaram alguns utilizadores, criticando a mudança.
A mudança na imagem do McDonald’s segue em linha com a tendência global no setor do design e da arquitetura comercial, que aposta em linhas mais simples e sóbrias. No entanto, a alteração não agrada aos mais nostálgicos que assumem publicamente nas redes sociais o seu desagrado.














