Como é que o Google pode ajudar ainda mais a sua marca
Imagine que trabalha numa instituição bancária e tem um crédito para comunicar. Quer saber qual a melhor mensagem a passar? O Google Insights for Search dá uma ajuda. Após inserir algumas hipóteses, dá-lhe a indicação do termo mais pesquisado, logo o que provavelmente será mais interessante para incluir como mensagem-chave na nova peça de comunicação. E gostava de ter uma ideia mais precisa sobre o momento em que os portugueses começam a procurar PPRs. Dados introduzidos, pesquisa iniciada, e o resultado é: a partir de Setembro, sendo que a taxa de crescimento se mantém até meados de Novembro. Ou, então, analisar a notoriedade das marcas com base, claro, no volume de pesquisas; verificar a popularidade por diferentes geografias ou avaliar até que ponto os comportamentos de pesquisa online são influenciados pelo esforço de promoção nos media… Carlos Paulo, do Google Portugal, explica:
O que é o Insights for Search do Google?
É uma ferramenta que permite analisar o comportamento dos utilizadores quando efectuam pesquisas em qualquer propriedade do Google.
Quais as suas funcionalidades?
Entre outras, comparar/analisar popularidade de pesquisas de diferentes termos, padrões de pesquisa em diferentes geografias e em diferentes horizontes temporais. Permite analisar padrões em diferentes propriedades do Google, como de pesquisa em Websearch vs. Image Search vs. News Search, e ter visibilidade sobre os termos estatisticamente relacionados (quer os que apresentam maior popularidade como os que têm taxas de crescimento de popularidade mais elevadas).
E que vantagens para clientes?
O comportamento dos utilizadores acaba por ser um barómetro da sociedade. A principal vantagem é dar-lhe visibilidade de forma sistematizada, acabando por ser um mega-estudo, em que a amostra é o universo de utilizadores Google.
Há três meses com dados do mercado português, que utilização?
É ainda cedo para conclusões, apesar de notarmos uma adesão fortíssima por parte de e-marketeers.
Mas a utilidade não se esgota neste grupo de profissionais, uma vez que, apesar dos comportamentos se manifestarem online, eles são reflexo da nossa vida “offline” e permitem retirar conclusões sobre as quais se possa actuar em todas as vertentes dos negócios das empresas.