Como é o Natal de pessoas LGBTI? Campanha apela à aceitação na família

Natal é tempo de família, mas esta não será uma tradição fácil para todas as pessoas – especialmente para quem não sente que se pode expressar em pleno junto de pais, avós, tios, primos ou irmãos. A mais recente campanha de comunicação da ILGA Portugal aborda este tema, mostrando que “A Família escolhe sempre o amor”.

Fruto de uma parceria entre a associação e a agência Ködö, esta campanha nasce integrada no projecto de responsabilidade social Ködö World Care. A ideia é sensibilizar a população portuguesa, sublinhando a importância da aceitação da comunidade LGBTI+.

Dados ­recolhidos ­pelo ­Observatório ­da ­Discriminação Contra Pessoas ­LGBTI+­, da­ ILGA ­Portugal, revelam que a discriminação acontece muitas vezes no próprio seio familiar, sendo esta a base estatística para o novo trabalho de comunicação. “A família deve ser o nosso lugar seguro: devem ser as pessoas que nos permitem sermos nós próprios, sem medos e sem julgamentos de qualquer tipo”, frisa a Ködö, em comunicado. Mas, para que isso aconteça, é necessário deixar de lado o conceito tradicional de família.

Na campanha de Natal que agora é divulgada, é contada a história de uma jovem rapariga transgénero que se prepara para receber a família no Natal. Enquanto cozinha e escolhe a roupa, mostra-se apreensiva face à potencial reacção dos pais, mas o final acaba por ser feliz.

Toda a campanha foi realizada com o apoio de voluntários, que figuraram, filmaram, produziram, cederam espaços, entre outros. Da lista de parceiros fazem parte também a Amplos, o projecto A Avó Veio Trabalhar e a Queer Tropical.

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