Como contribui a publicidade para o PIB?

Em média, um euro gasto em publicidade gera sete euros para o PIB europeu. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Value of Advertising”, conduzido pela Deloitte e financiado pela World Federation of Advertisers, da qual faz parte a portuguesa APAN. De acordo com esta premissa, os 92 mil milhões de euros gastos em publicidade em 2014, na União Europeia, deverão ter contribuído com 643 mil milhões de euros para o PIB – 4,6% do total.

O estudo concluiu ainda que a publicidade garante quase seis milhões de postos de trabalho na União Europeia, o equivalente a 2,6% de todo o emprego neste mercado. Os postos são distribuídos de três formas: directa (pessoas empregadas no sector publicitário), indirecta (empregos financiados através da publicidade como é o caso dos media) e consequente (vagas criadas como consequência da publicidade, incluindo vendas e hotelaria).

Segundo o “Value of Advertising”, a publicidade garante ainda benefícios pessoais e sociais ao financiar total ou parcialmente a comunicação social. “A publicidade permite que as pessoas beneficiem das notícias, entretenimento e ferramentas de comunicação a um custo reduzido ou mesmo gratuitamente”, afirma a APAN, em comunicado.

O estudo recorreu a uma metodologia única para perceber o impacto da publicidade na economia da UE28, Austrália, Canadá, Japão e Coreia.

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