Como conseguem as grandes marcas gerar interações? Estudo revela estratégias do McDonald’s, Super Bock ou EDP

A startup portuguesa de gestão de redes sociais Swonkie, líder no seu setor, lançou a segunda parte do Benchmark do Instagram por Setor em Portugal, um estudo detalhado sobre a performance das marcas nesta rede social que abrange 11 setores-chave, incluindo Águas, Cervejas, Energia, Fast Food e Grande Consumo Higiene.

O relatório, que analisa estratégias de interação e as melhores práticas adotadas por mais de 160 marcas nacionais e internacionais, revela o que funciona e as torna bem-sucedidas no universo digital. Por exemplo, no setor do fast food, funcionam os “lançamentos sazonais e passatempos” que “têm forte impacto”. Exemplo disso são as campanhas inovadoras McDonald’s como o “Big Arch”, que geraram mais de 70 mil interações.

No setor das águas, o estudo destaca a “criatividade em marketing de influência e passatempos” em que a Água das Pedras lidera com campanhas bem-sucedidas com figuras públicas como Marcelino Sambé e Sara Correia.

Ainda nas bebidas, mas passando aos cafés, “gigantes como Starbucks e Nespresso apostam em vídeos dinâmicos e
receitas exclusivas, criando conteúdos que geram uma elevada taxa de envolvimento”. E, “apesar de publicarem menos frequentemente, as interações são elevadas graças a vídeos e ações únicas”.

Nas cervejas, a “Super Bock dominou com 39 das 50 publicações com mais interação, apostando em patrocínios desportivos e campanhas emocionais”.

E das bebidas para a energia, “marcas como EDP e Galp utilizam vídeos educativos e parcerias com figuras públicas como António Félix da Costa”, apostando na sustentabilidade e inovação.

Destaque ainda para o setor do grande consumo de eletrónica em que a “Fnac e Worten lideram com conteúdos visuais e
campanhas promocionais eficazes, gerando interações consistentes”. No retalho, decoração e bricolage, “marcas como Leroy Merlin e IKEA apostam em campanhas de inspiração e ideias criativas para o lar, com resultados muito positivos”.

Já no setor do grande consumo higiene, destaca-se a Control “com uma comunicação ousada e criativa, utilizando humor e abordagens educativas relacionadas à saúde íntima e bem-estar”.

O estudo revela que o sucesso no Instagram vai além da simples presença e que formatos como vídeo têm-se destacado como ferramentas essenciais para criar conexões significativas com o público, não só por gerarem interações elevadas, mas por permitirem que as marcas se diferenciem num mercado saturado.

O marketing de influência confirma-se ainda como uma das estratégias mais consistentes no Instagram.

“Conseguimos observar que as publicações de maior interação são aquelas que vão além da simples promoção do produto. Elas constroem narrativas, associam-se a experiências culturais ou eventos e encontram formas autênticas de se conectar com
o público” afirma a equipa da Swonkie.

Helena Dias, Chief Revenue Officer do Swonkie, afirma que a equipa acredita “que os profissionais de redes sociais devem investir o
seu tempo nas decisões que fazem a diferença” e, por isso, a Swonkie quer “ajudá-los a deixar as tarefas repetitivas para trás e a focarem-se na criatividade e nas estratégias de alto impacto”.

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