Como alcançar a escova de dentes perfeita? Designers procuram o “holy grail” da higiene oral

Eduardo Jiménez, diretor de tecnologia da Colgate-Palmolive, tem uma verdadeira obsessão por escovas de dentes e a forma como as pessoas as utilizam. Segundo o The Wall Street Journal, Jiménez tem estudado ao longo de 23 anos como criar a escova perfeita para incentivar a escovagem durante os dois minutos recomendados pelos dentistas.

De acordo com vários estudos, a maioria das pessoas escova os dentes por apenas 45 segundos, um problema que empresas como Colgate e Procter & Gamble tentam resolver através do design e da tecnologia.

Os designers destas empresas têm tentado preencher essa lacuna, procurando criar uma espécie de “holy grail” da higiene oral, um dispositivo que faz com que a escovagem pareça uma tarefa menos árdua e que compense o esforço e a falta de técnica.

Jiménez, que possui 239 patentes relacionadas com escovas de dentes, trabalha para desenvolver produtos que tornem a experiência mais agradável e eficaz. Ao longo dos anos, observou algumas tendências, como a cor de escova de dentes mais popular ser o azul ou que algumas pessoas não escovam os dentes ao fim de semana.

O seu mais recente projeto ambiciona chegar aos jovens adultos, que procuram designs mais minimalistas e uma experiência mais relaxante na escovagem. Por isso, combina um design inovador e química de pasta dentífrica, criando uma sensação descrita como um “banho de espuma para a boca”. Além disso, a Colgate e a P&G têm investido em modelos elétricos com sensores de pressão e temporizadores para melhorar os hábitos de escovagem.

O mercado de escovas de dentes e acessórios dentários nos EUA geraram 4,68 mil milhões de dólares em vendas até janeiro de 2025, segundo a Circana. Para Jiménez, o próximo grande desafio e objetivo é desenvolver uma escova capaz de substituir o uso do fio dental.

Artigos relacionados