Como ajudar as crianças com autismo a dormirem melhor?
A maioria das crianças com perturbação do espectro do autismo sofre de problemas de sono, que, por sua vez, podem agravar os transtornos do espectro autista. Agora, o Grupo Azevedos lança uma plataforma online que visa informar os pais e cuidadores destas crianças sobre as possíveis soluções para proporcionar noites mais tranquilas.
Através da plataforma Autismo e Sono, é possível encontrar informação actualizada, vídeos de especialistas, dicas práticas para melhorar a rotina do sono e outros conteúdos.
«Sabemos que a informação sobre o autismo e o sono é escassa, fragmentada e, muitas vezes, não validada cientificamente. Esta situação é demasiado importante para as vidas das crianças com perturbação do espectro do autismo mas também para as suas famílias, pois o impacto directo na estabilidade das mesmas é evidente. Demasiado evidente para ser negligenciado», explica João Sotana, director-geral dos Laboratórios Azevedos.
De acordo com a farmacêutica portuguesa, os problemas de sono afectam entre 40 e 80% das crianças com perturbação do espectro do autismo – cerca de duas a três vezes mais do que em crianças com desenvolvimento típico. “Esses distúrbios agravam a expressão de algumas características do espectro do autismo, como os comportamentos estereotipados, repetitivos e obsessivos, agitação motora e agressividade, que por sua vez interferem nas rotinas do sono”, explica.