Como abrir uma garrafa de vinho com dois dedos?

Helix_rsA Corticeira Amorim e a fabricante de vidro Owens-Illinois juntaram-se para a criação da Helix, a primeira garrafa de vidro com uma rolha de cortiça de abertura fácil e que será utilizada em primeira mão pela produtora vitivinícola alentejana Ervideira.

A Helix é o resultado de quatro anos de desenvolvimento, tendo o produto sido apresentado em Junho de 2013. As suas características permitem “usar o polegar e o indicador para retirar a rolha da garrafa” de vinho, podendo ser colocada novamente na garrafa e oferecendo assim uma alternativa ao saca-rolhas e às rolhas tradicionais, segundo comunicado de imprensa.

«Após quatro anos de I&D, em conjunto com os nossos parceiros da Owens-Illinois, é com imenso prazer que fazemos o lançamento mundial de Helix em Portugal. Num momento em que a inovação é tão crucial para o nosso país, Helix é prova que a colaboração entre empresas cria verdadeiras vantagens competitivas para sectores económicos tão importantes como a cortiça, o vinho e o comércio», refere Carlos Jesus, director de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim.

A tecnologia será agora utilizada para engarrafar os vinhos S de Sol e Lusitano, ambos da produtora vitivinícola Ervideira.

«A Ervideira é uma empresa associada à inovação e este é um produto inovador que será bastante proveitoso para o consumidor. Apesar de representar um acréscimo nos custos de produção finais, esse valor não chega sequer aos 5% e conseguimos assim oferecer ao consumidor uma grande alternativa à forma tradicional de como se abre uma garrafa de vinho, mantendo uma imagem premium e ecológica», refere Duarte Leal da Costa, produtor da Ervideira.

Inicialmente com apenas duas marcas a usufruírem das garrafas Helix, Duarte Leal da Costa prevê ter 120 mil garrafas no mercado em Setembro. No mercado internacional, estas garrafas chegarão aos mercados da Holanda e da Bélgica em Agosto, estando no mês seguinte no Brasil e Angola. A exportação da produtora representa 65% da produção total, sendo que no último ano o mercado angolano foi o principal destino dos produtos da Ervideira.

No mercado português, estará exclusivamente à venda nos supermercados El Corte Inglés, por um preço que varia entre os três e os quatro euros. Susana Santos, directora de Relações Externa do El Corte Inglés, destaca a importância da cadeia que opera em Portugal receber produtos inovadores: «Sermos anfitriões da apresentação mundial deste produto é um privilégio, porque sempre que os nossos fornecedores inovam e criam novos produtos, os nossos clientes são beneficiados, o que nos deixa realmente, muito satisfeitos».

No futuro, esta tecnologia estender-se-á a mais vinhos da Ervideira, os quais começarão a ser distribuídos em outras cadeias de supermercados.

Texto de Rafael Reis

Artigos relacionados