Como a Sephora chegou à realeza dos retalhistas de beleza
É das marcas de beleza mais conhecidas do mundo e também das mais poderosas. Ao longo dos anos, a Sephora consolidou-se como líder no setor de beleza de luxo e revolucionou o mercado, tornando-se a realeza da indústria.
A marca é vista como “rainha” da indústria, na medida em que é responsável pelo lançamento e crescimento de várias marcas de prestígio – mas também pelo fracasso de outras. Avaliada em 30 mil milhões de dólares, a Sephora conseguiu criar um modelo de negócios inovador que combina experiências de loja física com forte presença online, destacando-se pela sua ampla gama de produtos.
Mas como o conseguiu? Como se tornou na realeza da indústria? Além da ampla oferta de produtos, a marca investiu na personalização dos mesmos para o cliente e tem também incorporado a inteligência artificial no seu negócio.
As parcerias com influenciadores digitais e iniciativas inclusivas ajudaram a atrair consumidores de diferentes perfis e idades, alargando assim a sua fatia de potenciais clientes. A empresa também é reconhecida pelo compromisso com a sustentabilidade, lançando produtos ecológicos e iniciativas que promovem a beleza limpa.
No que toca à inovação, a Sephora implementa uma combinação de experiências físicas e digitais como estratégia. Nas lojas oferece consultoria personalizada e no digital recorrem a tecnologia de inteligência artificial que ajuda a recomendar produtos adequados aos consumidores online.
Não se ficando por aqui, a marca garante que tem tanto impacto global quanto regional, adaptando-se às dinâmicas de mercado regionais, especialmente na América do Norte, onde tem o seu maior mercado.
Além de vender produtos, a Sephora posiciona-se como uma plataforma que conecta consumidores com tendências, oferecendo eventos e programas exclusivos, como é o caso da “Sephoria“, um evento de beleza exclusivo que aconteceu este ano em Paris, ou o espaço de Natal que inaugurou este ano em Madrid.
Todos estes fatores combinados garantem que a Sephora não é apenas uma retalhista de sucesso, mas também uma peça-chave dentro da indústria de beleza.