Como a diversidade está a alterar a publicidade e o marketing
O marketing inclusivo veio para ficar? Estarão as marcas a responder apenas a um movimento por parte do consumidor que pede representação? Onde palavras como inclusão e diversidade passaram a ser pilares-base de qualquer projecto de comunicação e publicidade? As marcas estão a ser ou procurar ser inclusivas o que, segundo alguns criativos contactados pela Marketeer, era inevitável. Mas até que ponto é que esta tendência, que já vem de há anos e hoje mais se acentua, não é uma simples moda?
Nesta edição, trazemos alguns casos de marcas que estão a fazer diferente e incorporam o DE&Y no seu próprio ADN. Recordamos movimentos pioneiros de uma Benetton, Absolut e Old Spice. Partilhamos visões de quatro criativos. Entrevistámos a APAN, para contar o que está a mudar no Código da Publicidade, e demos voz a uma psicóloga e coach que retrata mudanças e movimentações.
Por Daniel Almeida, Filipa Almeida, Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Fevereiro de 2022 da revista Marketeer