Comité Olímpico norte-americano em guerra com marcas

O Comité Olímpico dos Estados Unidos da América está a adoptar regras rígidas no que respeita ao uso da sua imagem em campanhas de marcas que não são parceiras. Nas últimas semanas, reporta a ESPN, o comité tem enviado cartas aos patrocinadores de atletas olímpicos que não têm acordos estabelecidos nem com o comité norte-americano nem com o Comité Olímpico Internacional.

O objectivo das cartas é alertar as marcas de que poderão estar a roubar propriedade intelectual sempre que lançam anúncios em que a marca olímpica está de alguma forma presente. Basta ser a foto de um treino ou a utilização das hashtags #Rio2016 e #TeamUSA.

A carta indica a mesma que as entidades comerciais não podem publicar nenhum conteúdo relacionado com os Jogos Olímpicos nas suas redes sociais, embora sejam patrocinadoras dos atletas durante o resto do ano.

Em Portugal, também o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) estão preocupados com a publicidade relacionada com a competição olímpica do Rio de Janeiro, tendo assinado um acordo de cooperação.

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