Comité Olímpico apela ao fim da manipulação de resultados

“Pelo Respeito” é o mote da mais recente campanha de comunicação do Comité Olímpico de Portugal (COP), que espera contribuir para o fim da manipulação de resultados no desporto. João Sousa, Telma Monteiro, Patrícia Mamona, Fernando Pimenta e David Rosa foram os atletas desafiados a participar no projecto,

«Foi um grande desafio desenvolver uma marca que consiga apelar a uma atitude e que consiga impactar os diversos públicos e stakeholders», afirma Bruno Firmo, account director da Creative Minds, a agência responsável pelo trabalho. No entanto, sublinha o profissional, conseguiram chegar a uma solução transversal a todas as problemáticas vividas no desporto.

«O resultado é um naming que apela à integridade, uma simbologia que diz ‘basta’ à desonestidade e um património gráfico composto pelas delimitações de todas as modalidades, clean e transparente como o desporto deve ser», explica Bruno Firmo.

O COP espera que a campanha ajude a incentivar outros comités olímpicos nacionais, federações europeias e federações desportivas nacionais a abrir os olhos para esta questão. O objectivo é a formação e capacitação de Pontos Únicos de Contacto para a matéria de integridade.

Segundo José Manuel Constantino, presidente do COP, foi desenhada uma estratégia de implementação de um programa nacional de prevenção, educação e formação das organizações desportivas. «Por um lado, propõe muni-las de mecanismos de acção e cooperação que visem fortalecer e salvaguardar a sua credibilidade e a das suas competições e, por outro, ultrapassar as manifestas vulnerabilidades na resposta eficaz a estes fenómenos», conclui em comunicado.

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