Comissão Nacional de Eleições lança campanha para garantir que “Votar é Seguro”

Com as próximas eleições presidenciais cada vez mais próximas, as autoridades preparam um acto eleitoral diferente do habitual – com mais máscaras e gel desinfectante. Para garantir que os portugueses não têm receio de sair de casa no próximo dia 24 e votar no próximo Presidente da República, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) lança uma campanha sob o mote “Votar é Seguro”.

Ao comparar o acto eleitoral com algumas actividades do dia-a-sai, a CNE pretende mostrar como votar é tão seguro como tomar um café ou fazer compras no supermercado. Os dois filmes já estão a ser divulgados online, bem como um outro vídeo em jeito de tutorial que explica os passos da votação na perspectiva do eleitor.

No dia das votações, os eleitores devem usar máscara, aguardar a sua vez no exterior, respeitar a distância de segurança e desinfectar as mãos antes de entrar. Devem, depois, seguir o percurso assinalado para evitarem cruzar-se com outras pessoas (caso não haja sinalização, a regra é circular pela direita), votar e, à saída, voltar a desinfectar as mãos.

Artigos relacionados