![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/07/calcado_red.jpg)
Comissão Europeia quer atrair talentos para o sector do calçado
A nova fase da campanha “Open Your Mind” da Comissão Europeia, que pretende ajudar os alunos portugueses a descobrirem áreas de estudo complementares às suas, foca-se agora na atracção de jovens talentos para as indústrias do têxtil, vestuário, curtumes e calçado. Os destinatários da campanha são os alunos dos Politécnicos de Lisboa e de Leiria.
Depois de ter organizado webinars dirigidos aos alunos portugueses do 9.º ao 12.º ano, já durante a pandemia, o programa “Open Your Mind” selecciona agora como público-alvo os alunos de politécnicos. Através de material escrito como newsletters e redes sociais, o projecto pretende convencer os jovens com menos de 30 anos a optarem por carreiras (ou, pelo menos, por formação) em sectores mais tradicionais da economia.
No total, a campanha espera impactar cerca de 10 mil alunos através das acções desenvolvidas nos dois politécnicos, mas também de uma acção conjunta com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Neste caso, a disseminação será ao nível do ensino secundário, ensino profissional e algumas instituições do ensino superior. «Para as camadas mais jovens o objectivo é apresentar a campanha, mas sobretudo alertar que existem mais oportunidades nestes sectores do que se possa imaginar», explica a Comisão Europeia.
Além de Portugal, a campanha “Open Your Mind está a decorrer em Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.