Comida e roupa lideram gastos dos teenagers

compras_rsA comida e a roupa são as duas categorias onde os teenagers norte-americanos gastam mais dinheiro actualmente, conclui um estudo divulgado pelo banco de investimento Piper Jaffray. O inquérito revela ainda que, com a quebra do poder de compra das famílias, também os adolescentes reduziram as suas despesas pessoais.

O estudo, apelidado “Taking Stock With Teens”, resulta de inquéritos a uma amostra de 7500 teenagers norte-americanos, com uma idade média de 16,4 anos. Realizado duas vezes por ano (no Outono e na Primavera), incide sobre as preferências de marcas, tendências de consumo e comportamentos dos adolescentes nos EUA.

De acordo com o documento, a comida – pela primeira vez – e a roupa lideram os gastos dos adolescentes, com 21% das respostas. Seguem-se os acessórios e artigos de cuidado pessoal (10%), sapatos (8%), automóveis (8%), electrónica e gadgets (8%), videojogos (7%), música/filmes (6%), eventos (6%), livros e revistas (2%) e mobiliário (1%). A categoria que mais caiu foi a dos acessórios, que contrasta com a maior subida do calçado.

Segundo o estudo da Piper Jaffray, correspondente à Primavera de 2014, a despesa média dos adolescentes fica-se pelos 2698 dólares (cerca de 1937 euros) por semestre, praticamente em linha com o mesmo período do ano passado. Já a frequência de ida às compras tem vindo a cair de forma acentuada: actualmente, os adolescentes vão, em média, 29 vezes por semestre às compras, contra a média de 32 vezes no mesmo período do ano passado e 34 vezes em 2012.

Em contrapartida, as plataformas de e-commerce são cada vez mais utilizadas por este target, com destque para a Amazon (31%), a loja online da Nike (10%) e o eBay (7%).

Quanto às marcas, a Nike lidera as preferências dos adolescentes nas categorias de roupa e calçado.

Artigos relacionados