Comércio representa 16,2% do investimento publicitário em Portugal
O sector do comércio foi o que mais apostou em publicidade em 2021 em Portugal, sendo responsável por 16,2% dos montantes globais investidos pelos anunciantes no último ano. As conclusões são do Media & Advertising Global Report 2021, produzido pelo Grupo Marktest, que reúne informação sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa.
A confirmar este predomínio do comércio no panorama publicitário, destaca o relatório, o Modelo Continente fechou o ano como maior anunciante no mercado português, com um share of voice de 3,3%.
A análise revela ainda que a indústria da alimentação e a indústria farmacêutica ocupam a segunda e terceira posições no ranking de sectores que mais investiram em publicidade em 2021, respectivamente. No total, juntamente com o comércio, estes três sectores representaram mais de um terço do mercado publicitário em Portugal no último ano.
No que aos meios diz respeito, e tendo por base os valores dos preços de tabela praticados pelos media em 2021, a televisão absorveu 84% do investimento publicitário e destacou-se não só como meio dominante na captação destes investimentos, como conseguiu também aumentar o valor de 2020, com um crescimento acima da média do mercado publicitário: mais 10,7%.
A internet fechou o ano com uma quota de 8,5% e os restantes meios (imprensa rádio, cinema e outdoor) captaram 7,5% dos montantes globais. Em termos gerais, o investimento publicitário subiu 9,7% face a 2020.