Comércio mobile ganha terreno na Europa

Na Europa, 44% das transacções já acontecem via mobile. O Velho Continente ultrapassa a América do Norte (39%) e a América Latina (38%), mas fica atrás do Médio Oriente-África (47%) e da região Ásia-Pacífico (51%). Os dados são do estudo “Global Commerce Review” da Criteo, segundo o qual as plataformas móveis estão a ganhar terreno especialmente devido às compras e pagamentos efectuados através do smartphone.

Para os retalhistas, este cenário pode ser de oportunidade, desde que promovam activamente as suas aplicações de compras. Segundo o mesmo estudo, no casos dos retalhistas europeus que já o fazem, as transacções mobile representam 65% do total.

Além disso, as aplicações de compras geram maiores taxas de conversão. Na Europa, a taxa das apps é três vezes superior à da web móvel: 17% versus 5%. No desktop, a taxa de conversão é de 12%.

O mesmo estudo destaca também a importância da omnicalidade. As vendas nas lojas físicas podem potenciar as informações que temos sobre os clientes e, consequentemente, os resultados obtidos online. Os retalhistas que combinem dados offline e online têm acesso a até quatro vezes mais dados para optimização dos seus esforços de marketing.

Apesar de representarem apenas 7% do total, os clientes omnicanal são responsáveis por 27% de todas as vendas.

Artigos relacionados