Comercial reforça liderança em Portugal
A distância entre as duas maiores rádios de Portugal é cada vez maior. Na segunda vaga do Bareme Rádio da Marktest, a Comercial apresenta uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 17,4%, ao passo que a RFM não vai além dos 16,1%.
Isto significa que a estação liderada por Pedro Ribeiro continua em primeiro lugar, liderando em todos os indicadores. Em termos de reach semanal, a Comercial atingiu os 23,5%; no que diz respeito a share de audiência, alcançou os 26.1%. A RFM, por seu turno, registou 34,3% de reach semanal e 23,1% de share de audiência.
No segmento mais jovem, a Mega Hits é líder, com 2,9% de AAV – o indicador estabelecido no mercado como padrão para decidir quais são as maiores rádios do País. A Cidade vem logo atrás com 2,4%.
Por grupos, a Media Capital Rádios, que detém a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone, surge em primeiro lugar, com 24,5% de AAV. Segue-se o Grupo Renascença, dono da RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim, com 23,7%.
O Grupo RTP não vai além dos 7,6% de AAV, registando, ainda assim, uma subida relativamente à vaga anterior. Nos primeiros resultados do ano, as estações públicas de rádio apresentavam 6,7% de AAV.