Comercial fecha primeiro semestre na liderança das rádios em Portugal

A Rádio Comercial é, uma vez, mais a estação líder em Portugal. A vaga mais recente do Bareme Marktest, referente ao período de três meses findo no passado mês de Junho, dá conta de uma Audiência Acumula de Véspera (AAV) de 18,1%, o que compara com os 17,8% registados pela RFM. Recorde-se que este é o indicador utilizado para determinar a liderança por entre as várias rádios.

A Comercial obteve também os melhores resultados em termos de share de audiência e reach semanal: 24,5% e 38,4% versus 21,6% e 37,5% da RFM, respectivamente.

“Depois de ter liderado o consumo do meio rádio durante todo o ano de 2020 e os primeiros quatros meses de 2021, a Rádio Comercial volta a confirmar a sua liderança com 18,1% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) – um aumento de 0,4 pontos em relação à vaga anterior”, indica a Media Capital Rádios em comunicado. Segundo a empresa, os resultados permitem reforçar o primeiro lugar, que é conquistado pela 18.ª vaga consecutiva.

O Grupo Renascença Multimédia, por seu turno, sublinha que a RFM tem mais de 3 milhões e 214 mil ouvintes em cada semana, tendo subido em todos os indicadores “de forma expressiva”. É, aliás, “a rádio que mais cresce nesta vaga”.

Quanto às estações dirigidas ao público mais jovem, a Cidade FM surge em primeiro lugar, com 3,9% de AAV, o que compara com os 3,3% da Mega Hits. Também tem melhores números em termos de share de audiência e reach semanal: 3,5% e 11,3% versus 2,6% e 9,6% da Mega Hits, respectivamente.

Por grupos, a Media Capital Rádios (Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM) lidera, com 27,9% de AAV, 39,3% de share de audiência e 53% de reach semanal. Já o Grupo Renascença Multimédia (RFM, Renascença e Mega Hits) conta com 25,6% de AAV, 32% de share de audiência e 52% de reach semanal.

Quanto ao Grupo RTP, verifica-se que as estações públicas recolhem apenas 5,9% de AAV, 14% de reach semanal e 6,3% de share de audiência. A Antena1 é a estação do grupo que mais se destaca, com 4,3% de AAV, 10,5% de reach semanal e 4,7% de share de audiência.

Artigos relacionados