Comer fora recupera para níveis próximos da pré-pandemia. Entrega de refeições torna-se fenómeno permanente

O novo estudo “Dining Out, At Home – How meal delivery is transforming Foodservice”, da Kantar, revela que a indústria global de serviços de alimentação cresceu 33% em volume de pedidos no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

Comer fora recuperou para níveis próximos aos da pré-pandemia, enquanto a entrega de refeições, o fenómeno de crescimento da pandemia, está a tornar-se permanente no pós-pandemia, a nível mundial.

Os dados demonstram também que quase metade das vezes (47%) não foram preparadas refeições próprias, mas houve sim jantares em restaurantes. Além disso, uma em cada três (31%) ocasiões, foram pedidos serviços de entrega de comida em casa, enquanto 22% das vezes foi o serviço take-away o escolhido.

Comer fora recuperou para níveis pré-pandémicos em termos de valor, embora não no número de visitas, que permanece em cerca de 80% dos níveis de 2019. Os restaurantes de fast food são os grandes vencedores da categoria, crescendo 21% em receita em relação ao primeiro semestre de 2019.

As receitas dos restaurantes de serviço completo caíram 7% em comparação com os níveis de pré-pandemia, enquanto as receitas de pubs, bares e cafés ainda caíram 1% em relação a 2019. Em Portugal, até Junho deste ano, os lares portugueses fizeram 63 ocasiões em que utilizaram os serviços de refeição (fast food e serviço completo), em comparação com 41 ocasiões em 2021.

O crescimento na frequência de pedidos de entrega ao domicílio tem sido fundamental para o sucesso da indústria de entrega de refeições, conclui o estudo. Nas metrópoles asiáticas, mais de um em cada três consumidores faz pedidos pelo menos uma vez por semana.

Nas capitais europeias, o número de pessoas que encomenda pelo menos uma vez por semana duplicou desde o início de 2020. Em Portugal, o número de pessoas que pedem uma vez por semana duplicou, entre 2020 e 2022, e as que pedem uma a três vezes por mês quase duplicou, no mesmo período.

Artigos relacionados