Com um bloqueio criativo? O mindfulness pode ajudar
A palavra “mindfulness” já faz parte do vocabulário de muitas empresas, mas estará mesmo interiorizada? De acordo com a Adecco, esta prática pode impactar positivamente diferentes dimensões do mundo do trabalho, incluindo bem-estar, saúde mental, gestão de emoções e relações, produtividade, mas também criatividade.
“A criatividade é essencial para a inovação e para a resolução de problemas”, lembra a Adecco, acrescentando que “sem criatividade, novos produtos e serviços não serão desenvolvidos e os processos não irão melhorar”. Nesse sentido, há estudos que revelam uma relação entre o mindfulness e o desenvolvimento da imaginação e das ideias: quando as pessoas têm melhor controlo sobre as suas emoções, sentem menos stress e são mais criativas.
Por isso mesmo, o mindfulness pode ajudar o pensamento criativo “ao proporcionar maior foco, geração de ideias e melhor receptividade a novos conceitos”.
Mas como implementar o mindfulness na rotina de trabalho? O primeiro passo deverá ser das empresas, que têm de se preparar para proporcionar aos funcionários contextos de trabalho favoráveis ao desenvolvimento da sua concentração e bem-estar.
Segundo a Adecco, a capacitação poderá ser um caminho a seguir, de forma a envolver os trabalhadores no processo. A opção mais adequada dependerá sempre dos objectivos da empresa e do âmbito desejado da formação, mas há três grandes possibilidades: webinars, auto-estudo e programas específicos de mindfulness no trabalho.