Com que idade podem os mais pequenos ir sozinhos para a escola?
O regresso às aulas é uma altura do ano que pode trazer algumas preocupações aos pais, especialmente aqueles que se deparam com a dificuldade de decidir se levam as crianças mais cedo para a escola ou se os deixam deslocar-se sozinhos de forma a entrarem mais cedo no local de trabalho e, ao fim do dia, sair mais cedo. Esta questão é ainda mais complicada nos grandes centros urbanos.
Se a escola for próxima de casa, ou as crianças possam ser acompanhadas pelos colegas ou outros adultos, a solução parece mais próxima, mas a dúvida dos pais permanece: terão os meus filhos idade para ir sozinhos para a escola, e chegarão em segurança?
Legalmente não existe uma idade que determina a idade a partir da qual as crianças podem circular sozinhas nas ruas e nos transportes, ainda que exista a determinação legal de que os menores idade devem sempre ir acompanhados de um adulto.
Alguns peritos consideram que aos 11 ou 12 anos é uma boa idade para começar a dar alguma responsabilidade aos pequenos, até porque é uma idade que corresponde a uma transição de ciclo de estudos e, em muitos casos, de escola – ainda que tudo dependa da maturidade e desenvolvimento da criança.
Para além da personalidade da criança, haverá que ter em conta outros factores como a distância e segurança do trajecto casa-escola, o tipo de meio urbano em que residem, assim como outras responsabilidades que já tenham sido dadas à criança anteriormente e que ajudem a reforçar a sua autonomia.
A SaveFamily, marca europeia dedicada a smartwatches com GPS, sugere que uma boa alternativa para acalmar os corações é dar um à criança um relógio inteligente com localização GPS que assinala aos pais a sua localização exata e em tempo real. É também importante explicar às crianças como agir em caso de emergência.