Com os olhos postos no futuro

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A seguradora nasceu para complementar o grupo com uma oferta cada vez mais abrangente e, hoje, destaca-se como uma das maiores seguradoras vida do mercado nacional, reconhecida pela quinta vez como líder na Satisfação dos Clientes. Para assinalar esta data importante, a CA Vida organizou um evento, que decorreu no dia 30 de Novembro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Segundo António Castanho, presidente da CA Vida, «este foi o momento escolhido pela seguradora para anunciar a todo o Crédito Agrícola a sua nova estratégia de negócio centralizada no cliente, bem como o caminho a trilhar durante os próximos anos e para o qual conta, uma vez mais, com o apoio de todos aqueles que fazem deste um grupo de confiança».

Na abertura do evento, António Castanho abordou alguns dos desafios que a CA Vida enfrentou ao longo dos últimos três anos e como olhou para cada um deles como a oportunidade de se preparar para o futuro, tendo reforçado que «esta data, mais do que uma celebração, é a oportunidade de falarmos dos actuais e futuros desafios que se colocam ao negócio e que passam pela Transformação Digital, pelas Normas Regulamentares e Contabilísticas, nomeadamente IFRS17 e a Sustentabilidade. A gestão pode definir-se como a capacidade de antecipar as tendências, as preferências dos mercados e os comportamentos dos clientes, mas, acima de tudo, é a capacidade de assegurar a continuidade da operação com criação de valor».

Entre os mais de 230 convidados presentes, destacou-se o presidente do Conselho de Administração da Caixa Central, Licínio Pina, as administrações das Caixas Agrícolas de Norte a Sul do país e ilhas e os colaboradores da companhia que diariamente dão vida à seguradora. Como anfitrião do evento, esteve presente Pedro Fernandes, locutor de rádio, que entreteve a plateia com momentos humorísticos de interacção entre oradores e o público presente.

SEGUROS PARA O FUTURO

De acordo com Susana Fava, directora de Marketing da CA Vida, «mais do que celebrar 25 anos de existência, sob o mote “Seguros para o Futuro”, este evento assume-se como um momento de viragem, um marco para o futuro da companhia no seio do Grupo Crédito Agrícola». Isto, a par de reforçar o seu maior propósito: continuar empenhada na protecção do futuro dos portugueses, para que se sintam seguros para a vida.

A CA Vida anunciou também uma nova abordagem junto dos seus clientes, apresentando ao Grupo CA os novos canais digitais – site CA Vida, MyVida Clientes, área reservada e app. Estes canais pretendem tornar a CA Vida mais ligada, mais humana e mais próxima de quem protege, os seus clientes, ditando assim para 2024 um novo posicionamento no mercado e no Grupo CA.

Em termos conceptuais, o claim “Seguros para o Futuro” visa acrescentar relevância à marca CA Vida, reforçar o seu brand tagline mantendo o foco no negócio, e reafirmar o compromisso da seguradora para com todos os stakeholders. Susana Fava explicou ainda que «“Seguros para o Futuro” reforça a mensagem de união, de proximidade e de confiança da companhia. Seguimos juntos com os nossos clientes, sem medo do que o futuro nos traga. Acima de tudo, é um claim que coloca o ónus no futuro: momento que marca a mudança da companhia e no looking forward de novos caminhos».

Para suportar o conceito criativo do evento e a divulgação dos 25 anos da CA Vida foi desenvolvido um selo comemorativo. Uma simbologia gráfica que nasce das pétalas do logótipo da CA Vida e que, numa «simbiose perfeita», materializa os 25 anos na imagem da marca.

A responsável de Marketing da CA Vida refere ainda que «todo este projecto, desde a criatividade e organização aos meios audiovisuais, foi assegurado em colaboração com a Agência GR8 Events e com a FullSix Portugal – Agência Digital (Grupo Havas) no desenvolvimento das apresentações e vídeos promocionais, que, em conjunto com a Direcção de Marketing, garantiram que o evento transmitia a mensagem certa, assegurando quatro pilares fundamentais: Evento Digital, desde o Save The Date até à credenciação dos convidados, passando também pela realização de donativos; Humano, era importante reforçar que a CA Vida é feita de pessoas para pessoas, valorizando assim o seu maior recurso, os colaboradores; o cariz solidário, na génese da actividade seguradora e no ADN da CA Vida, também tinha de estar presente, e, por último, um evento maioritariamente sustentável, sendo disso exemplo a entrega da comida não consumida à Refood, associação sem fins lucrativos que apoia comunidades através da doação de bens essenciais».

Coube a Ana Guedes, membro do Conselho de Administração da CA Vida, abordar a sustentabilidade e o trabalho que a companhia tem desenvolvido ao longo de 25 anos. Foram identificados projectos marcantes que a CA Vida implementou com impacto para a sociedade, demonstrando que mais do que uma “obrigação legal”, esta postura mais sustentável e solidária já fazia parte do seu ADN.

Com uma estratégia de ESG com compromissos assumidos junto dos clientes, dos accionistas, dos parceiros e de toda a comunidade, a CA Vida apresenta-se com uma postura cada vez mais sustentável, com menos impactes ambientais, e mais apoio social, em particular no apoio à investigação do cancro e às camadas mais jovens, tendo a seguradora aproveitado o evento para apresentar os projectos que irá apoiar em 2024.

A Orquestra Geração, que faz da música uma forma de inclusão social junto de crianças e jovens de bairros carenciados, assegurou a animação musical de todo o evento. Esta associação contará com o apoio da CA Vida, que assume o compromisso de financiar anualmente Bolsas de Estudo para alguns dos seus jovens. No evento, a Orquestra Geração marcou presença com 50 jovens, que actuaram e aqueceram o coração dos convidados, junto dos quais foram angariados 2.900 euros. Outro projecto previsto para 2024 será a parceria com o IMM Laço-Hub, que trabalha na investigação do cancro da mama, e em como melhorar os tratamentos tornando-os mais eficazes. O financiamento de um cientista através de uma Bolsa CA Vida faz com que o compromisso assumido pela seguradora de combate à doença e apoio à doente oncológica ganhe outra dimensão e força. Ana Guedes deixa ainda o compromisso de posicionamento da CA Vida no mercado e na sociedade como uma marca positiva, de confiança, preocupada com o bem-estar, com o ambiente e com a prosperidade do negócio, adoptando o papel de influenciadora de boas práticas.

Nelson Maurício, membro do Conselho de Administração da CA Vida, partilhou com o Grupo CA o grande desafio da transformação digital, com o propósito de manter o crescimento da seguradora, reforçando o apoio ao Grupo Crédito Agrícola, canal exclusivo de distribuição da CA Vida.

Esta é uma transformação que se reflecte na estrutura da companhia, mas também na interacção com o cliente e com a rede de mediação, assumindo-se a CA Vida, junto do Grupo CA, como um agente facilitador da relação comercial entre a agência e o cliente. Isto só é possível pela simplificação de processos na simulação, subscrição e gestão dos contratos de seguros e fundos de pensões. Trazendo para in-house os processos «demorados e burocráticos» da subscrição e das alterações, e, por último, mas não menos importante, através da implementação de uma Análise de Risco Dinâmica, com questionários inteligentes e acessíveis em qualquer lugar pelo cliente.

Uma transformação assente numa visão 360º do cliente, que tem como objectivo um maior e melhor conhecimento dos clientes vida, para que o serviço e o costumer journey sejam uma experiência contínua de qualidade. Ao canal de mediação, Nelson Maurício apresentou ainda os novos canais digitais de interacção com os clientes – o site CA Vida e o My Vida, área reservada de acesso via website ou app através de vídeos ilustrados, que, com humor, demonstram como no dia-a-dia podem melhorar a experiência dos clientes na gestão das suas Apólices Vida. O objectivo é uma CA Vida mais próxima e ligada aos seus clientes.

Esta noite foi ainda marcada por um momento inusitado. De forma imprevista, os cerca de 50 colaboradores da CA Vida subiram ao palco e, acompanhados pela banda Anjos, entoaram o Hino da CA Vida, inspirado na música “Quero Voltar”. Para a CA Vida era importante envolver neste evento o seu maior recurso, dando rosto e voz aos colaboradores, aqueles que diariamente contribuem para o negócio e realização de muitos dos projectos apresentados neste evento. Paralelamente, este hino leva mais longe os valores e a missão da companhia junto do grupo e dos seus clientes, como companheira de vida.

Este artigo faz parte da edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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