Colecciona NFTs? CTT lançam cripto selo
Os CTT – Correios de Portugal lançaram-se no mundo dos NFTs com o primeiro crypto stamp (cripto selo) português, emitido em formato físico e non-fungible token. Esta aposta promete trazer benefícios exclusivos para coleccionadores.
O desenvolvimento deste crytpo stamp foi realizado em parceria com a startup estoniana Stampsdaq, dedicada à cooperação com operadores postais de todo o mundo, fazendo a ponte com os coleccionadores. A chegada do selo dá-se sob o tema “Navegando à descoberta do Futuro”.
«Fomos os primeiros no mundo a emitir um selo em cortiça, os primeiros a produzir selos em tecido de seda, os primeiros igualmente a incluir LED’s remotamente ativados nos selos e ainda os primeiros a inserir num bloco filatélico uma folha de grafeno (forma cristalina do carbono) onde estava gravado um poema de Miguel Torga que era lido através de uma aplicação», diz, em comunicado, Raul Moreira, director de Filatelia dos CTT. «Esta aposta faz parte da nossa missão de sermos altamente inovadores nos selos que lançamos e acreditamos que este cripto selo vai apelar tanto aos nossos antigos coleccionadores como aos novos.»
Este crypto stamp “Caravela” terá uma emissão total de 40 mil exemplares, com um valor facial de 9,90 euros: 30 mil em formato físico, com o seu “gémeo” digital, em NFT, e 10 mil exemplares exclusivamente digitais, disponíveis na plataforma da StampsDaq. Na versão física, à venda na loja física e na loja online dos CTT o comprador recebe um cartão com o selo físico e um código numérico de 10 dígitos. Este código deverá ser inserido na plataforma StampsDaq para permitir o acesso digital ao selo NFT correspondente.