Coimbra, Lisboa e Minho lideram ranking das universidades mais mediáticas. Conheça o top
A Universidade de Coimbra está entre as instituições de ensino superior que registam melhores níveis de mediatismo em Portugal, liderando o ranking de volume de exposição elaborado pela Carma. O novo estudo, divulgado hoje, coloca ainda a Universidade de Lisboa em destaque em termos de alcance das notícias. Por seu turno, a Universidade do Minho é a mais pesquisada no Google.
O estudo tem por base uma análise ao nível de menções destas instituições na imprensa nacional e em pesquisas realizadas através do Google, de Janeiro a Maio deste ano. No geral, as instituições de ensino público foram as que obtiveram mais exposição mediática (90%), em comparação com as instituições de ensino privado (10%).
Quanto aos temas mais associados a esta exposição mediática, destaque para os conteúdos relacionados com a Covid-19, nomeadamente o impacto e as condicionantes provocadas pela pandemia. Suspensão das aulas presenciais, adiamento de exames e previsões sobre novas vagas foram alguns dos tópicos mais discutidos.
No entanto, indica a Carma, o enfoque da cobertura mediática “relacionou-se sobretudo com estudos, investigações e desenvolvimentos científicos, quer de âmbito COVID-19 quer de âmbito não COVID-19, levados a cabo por diferentes instituições de ensino”.
Luís Garcia, managing director da Carma em Portugal, considera que, num período de tantos desafios – tanto do ponto de vista logístico como sanitário –, será essencial que estas organizações «continuem a comunicar, atraindo talento e promovendo o que de melhor se faz em Portugal em termos de ensino, pesquisa e desenvolvimento».