Cocktails em lata? A culpa é da COVID-19

O consumo dentro de casa disparou com a COVID-19 e categorias como o café, por exemplo, foram afectadas. Mas não foi apenas a procura por café em cápsulas para substituir o expresso na rua que aumentou com a pandemia. Segundo a Bloomberg, cocktails em lata é a nova tendência entre os apreciadores de bebidas alcoólicas.

A conveniência será um dos principais atributos deste formato, que convida os consumidores a trocarem os copos em bares por latas no sofá. No entanto, conveniência pode, por vezes, ser antónimo de qualidade e assustar, por isso, os menos ousados. E é aí que entra a pandemia: com os estabelecimentos fechados ou com horários de funcionamento reduzidos, a que se junta a recomendação ou obrigatoriedade de confinamento, os consumidores terão começado a mostrar-se mais disponíveis para esta solução.

A tendência é crescente nos Estados Unidos da América, onde o mercado de bebidas prontas a consumir (RTD) já estava a crescer 43,1% ao ano, de acordo com dados da IWSR. Contudo, era dominado por bebidas alcoólicas mais tradicionais ou combinações pouco elaboradas, como gin com água tónica. Agora, porém, começam a surgir também caipirinhas, mai tais ou bloody marys em lata.

«Acreditamos muito nas latas. (…) Representam o recipiente derradeiro para evitar o ar e a luz, os principais culpados da deterioração», comenta Brendan Bartley, o head bartender da Bathtub Gin, uma das marcas que se tem dedicado a esta categoria de bebidas.

Artigos relacionados