Coca-Cola reforça marca única
Uma marca única e quatro variantes. A partir de agora é assim que a Coca-Cola se apresenta ao mercado português. Num verdadeiro movimento back to basics – e que reforça a estratégia de marca única apresentada há um ano – , a Coca-Cola dá um novo passo e altera todas as suas embalagens. O objectivo é reforçar a identidade visual, ampliar a mancha vermelha, recuperar o símbolo icónico do disco, impactar no linear e, claro, reforçar nas vendas.
Com 85% de quota em Portugal no segmento de colas e 42% nas bebidas carbonatadas, a marca acredita que pode continuar a crescer, sendo que, no limite, a «última palavra será sempre dos consumidores», conforme lembra Tiago Santos Lima, director de Relações Externas da The Coca-Cola Company para o mercado português.
A partir de agora passará a haver o mesmo design, comunicação, publicidade e ideia criativa – Taste the Feeling – para a Coca-Cola original e as suas variantes. «O novo posicionamento de ‘marca única’ teve a sua primeira materialização e mudança na nossa forma de comunicar. Deixámos de comunicar três marcas com personalidades distintas e passámos a comunicar uma única marca, com diferentes variações. Agora, essa alteração torna-se mais impactante e materializa-se em todas as embalagens».
Para sublinhar a nova fase, arranca uma nova etapa de comunicação em diferentes meios: dois filmes para televisão, campanhas em outdoor, redes sociais, meios digitais, meios próprios e acções nos pontos de venda. Depois deste primeiro momento, estão previstos novos pontos de comunicação ao longo do ano.
A mudança das embalagens nos pontos de venda (super, hipers e horeca) já arrancou, sendo que o reposicionamento total no mercado estará concluído em finais de Fevereiro, conforme garante Marcos de Quinto, chief marketing officer da The Coca-Cola Company.
Isto, para o mercado português, tendo em conta que as novas embalagens e respectivas acções de comunicação já chegaram há algumas semanas a países como México ou Brasil.
Texto de M.ª João Vieira Pinto