Coca-Cola procura novas agências a nível mundial. Quem quer um cliente de 2,5 mil milhões?

A Coca-Cola quer um novo modelo de agência, tanto no que concerne a criatividade como o planeamento de meios. Vai avançar, por isso, com uma consulta ao mercado para o seu negócio a nível global – que, segundo a Adweek, ascende a 2,5 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) em gastos publicitários.

O concurso deverá arrancar já no próximo ano e é transversal a todo o grupo, abarcando as várias marcas de grande consumo, incluindo a bebida homónima mas não só.

«Estamos numa viagem para transformar fundamentalmente e melhorar drasticamente a eficácia e eficiência dos nossos investimentos de Marketing», indica porta-voz da Coca-Cola. Em declarações à mesma publicação, refere que melhorar os processos, eliminando a duplicação de trabalho e optimizando os gastos, permitirá gerar poupanças significativas. O montante salvo a partir desta reformulação deverá ser canalizado para as marcas.

«Os serviços de agências de media e criatividade requerem investimento significativo por parte das nossas insígnias. Também são um componente crucial da nossa transformação digital continuada. Com isso em mente, decidimos promover uma mudança completa dos nossos modelos de agência no sentido de alinhar as necessidades estratégicas, operacionais e comerciais», explica o porta-voz.

O processo, que conta com consultoria da MediaSense e supervisão da PwC, deverá estar completado até ao final de 2021. As agências de meios com as quais a Coca-Cola trabalha neste momento irão participar no concurso, nomeadamente Carat, MediaCom, UM e Starcom. No campo da criatividade, não foram reveladas quais as agências que irão participar na consulta ao mercado.

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