Coca-Cola no meio da guerra pela Crimeia

O anúncio de Natal da Coca-Cola partilhado no Vkontakte, uma das mais populares redes sociais na Rússia, gerou confusão. O anúncio, que pretendia ser de boas festas, consistia numa imagem com um mapa da Rússia e a mensagem “Comece o novo ano com a Coca-Cola”. Contudo, o que chamou a atenção dos utilizadores da rede social foi mesmo o facto de no mapa não constar a Crimeia, as ilhas Kuril e ainda Kaliningrad.

Apesar de a Rússia ter sido sancionada pela União Europeia por ter anexado a Crimeia, a Coca-Cola acabou por ceder aos ataques furiosos dos utilizadores russos e partilhou uma nova imagem em que o mapa incluía os três territórios em questão. Desta feita, foi a vez dos utilizadores ucranianos, sendo que a Crimeia pertencia à Ucraniana, criticarem a Coca-Cola.

A solução foi retirar da rede social todas as publicações relacionadas com a campanha da marca norte-americana. De acordo com o The Wall Street Journal, a Coca-Cola publicou uma mensagem em que pede desculpa e garante que o segundo mapa partilhado foi da responsabilidade da agência criativa que não consultou a marca antes de o fazer.

Artigos relacionados