A nova bebida, chamada “Sprite + Tea”, já está disponível nos Estados Unidos e Canadá, e deverá manter-se no mercado até outubro.
Disponível nas versões regular e sem açúcar, o produto “combina o frescor fresco do limão do Sprite com o sabor clássico e refrescante do chá”, segundo comunicado oficial.
O TikTok a ditar tendências
Na origem deste novo sabor está a influência das redes sociais. Numa uma entrevista ao site Ad Age, o diretor criativo sénior da Coca-Cola Co., AP Chaney, explicou que a ideia da bebida surgiu pela primeira vez no radar dos executivos em 2019, quando um grupo de estagiários apresentou uma combinação das duas bebidas.
“Foi um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&D), e os estagiários foram convidados a criar diferentes inovações e ideias de marketing para diferentes marcas, e o Sprite + Tea foi uma ideia disso”, revelou Chaney ao Ad Age.
A inspiração para o lançamento comercial do Sprite + Tea ganhou novo fôlego no verão de 2023, quando uma tendência viral no TikTok reacendeu o interesse pela combinação. O vídeo do chef malaio Hisham Raus, onde mergulha saquinhos de chá Lipton numa garrafa de Sprite com uma rodela de limão, alcançou quase 20 milhões de visualizações e originou uma onda de recriações nas redes sociais.
“Quando [a tendência] explodiu no TikTok com milhões de visualizações, foi um teste de coragem de que estávamos no caminho certo”, afirmou Chaney no comunicado da empresa, referindo-se à recepção digital espontânea que ajudou a validar o conceito.
Apesar de a fórmula final do produto não utilizar o truque caseiro dos saquinhos de chá, a Coca-Cola revelou que o seu departamento de I&D na América do Norte realizou várias rondas de testes com consumidores até encontrar o equilíbrio certo para a nova bebida, de cor âmbar e gaseificada.
Atualmente, o TikTok já está repleto de vídeos de fãs a provar o novo Sprite + Tea, com opiniões divididas entre elogios ao “forte sabor de chá” e sugestões para manter a versão mais caseira em que se colocam simplesmente os saquinhos de chá na bebida.
O lançamento surge apenas um mês após a empresa ter anunciado resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025 acima do esperado.
Nos últimos anos, a Coca-Cola tem apostado fortemente na inovação de sabores para captar a atenção de consumidores mais jovens. Do Spiced Coke ao Sprite Chill do verão passado, sem esquecer o regresso sazonal do Sprite Winter Spiced Cranberry, a marca tem explorado combinações arrojadas. O mais recente exemplo, o Orange Cream Coke, foi inspirado na “procura crescente entre a geração Y e a geração Z por sabores divertidos e inesperados e experiências sensoriais”, como apontou a empresa à Fast Company.
A nova bebida reforça a estratégia da marca de unir nostalgia, inovação e surpresa para conquistar as novas gerações.














