Coca-Cola integra Rede Portuguesa de Turismo Industrial e passa a promover visitas à fábrica em Azeitão
A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) anunciou a integração da sua unidade de Azeitão na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, uma iniciativa promovida pelo Turismo de Portugal. Com esta adesão, as visitas à fábrica passam a fazer parte de uma oferta que visa valorizar o património industrial do país, permitindo aos visitantes explorar os bastidores da produção de uma das marcas mais famosas do mundo.
Desde 2012, a unidade de Azeitão abre portas ao público, oferecendo um programa de visitas que inclui o acompanhamento do processo de fabrico, a história da Coca-Cola e a degustação de bebidas do portefólio, tais como a Coca-Cola, Fanta, Sprite, Aquarius, Powerade e Royal Bliss. Com esta integração, a experiência promete ganhar ainda mais relevância ao nivelar-se com outros pontos de interesse do Turismo Industrial em Portugal.
Os visitantes podem observar de perto os processos de produção e engarrafamento, bem como conhecer as iniciativas da empresa em áreas como sustentabilidade, proteção ambiental e reciclagem. Segundo Rui Serpa, Vice-Presidente e Country Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, “é um orgulho integrar a Rede de Turismo Industrial, sobretudo para poder divulgar que a Coca-Cola consumida em Portugal não vem de fora, é produzida cá”.
“Há de facto muito para mostrar aqui na nossa fábrica. Esta visita é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o processo de fabrico de um produto tão emblemático, a sua história, mas também a sua evolução ao longo das décadas, a forma como se foi adaptando aos novos tempos, e de demonstrar as nossas boas práticas, ao nível da sustentabilidade até ao nosso compromisso com as comunidades envolventes”, sublinha Rui Serpa.
Carla Salsinha, Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, destacou a relevância da iniciativa: “A visita à fábrica da Coca-Cola em Azeitão é muito interessante, pelo que esperamos que a assinatura deste protocolo seja o primeiro passo de um caminho que queremos fazer em conjunto. Destaco a preocupação da CCEP no desenvolvimento da economia local e o seu envolvimento com as comunidades locais. Para a Região de Lisboa, é um grande desafio conseguir dispersar e oferecer novos produtos, novas oportunidades a quem nos visita, e esta é com certeza uma atividade atrativa para esses públicos.”
Já Teresa Ferreira, Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo de Portugal, sublinhou o impacto da iniciativa na descentralização do turismo: “O nosso objetivo é proporcionarmos experiências diferentes a quem nos visita, e com esta integração surge uma oportunidade de dispersar os fluxos de turistas na Região de Lisboa. Há um enorme conjunto de experiências fora do centro histórico de Lisboa, e esta visita vai claramente ao encontro da nossa estratégia.”
A fábrica de Azeitão, além de um local de produção, passa assim a ser um ponto de encontro entre a história industrial, a inovação e o turismo, contribuindo para reforçar a presença de Portugal no mapa do Turismo Industrial europeu.