Coca-Cola é a marca mais consumida em todo o mundo

Pelo sétimo ano consecutivo, a Coca-Cola é a marca mais consumida a nível mundial. De acordo com o relatório Brand Footprint da Kantar, referente a 2018, apresenta uma taxa de penetração (lares que compraram produtos da marca pelo menos uma vez) de 41,9%. Além disso, foi retirada das prateleiras das lojas 5,9 mil milhões de vezes num ano.

Os lugares seguintes da mais recente edição do relatório são ocupados pela Colgate e Maggi, com índices de penetração de 60,5 e 31,2%, respectivamente. O top 10 é completado pela Lifebuoy, Lay’s, Pepsi, Nescafé, Dove, Sunsilk/Sedal/Seda e Indomie.

O ranking da Kantar mede quais as marcas que estão a ser compradas por mais consumidores e com mais frequência. Na edição deste ano, verifica-se que as marcas locais cresceram em relação ao relatório anterior, sendo a escolha de 64,8% dos consumidores. As marcas globais não vão além dos 35,2%.

A maior conquista para as marcas globais teve lugar na categoria de beleza e saúde, onde cresceram 0,7% no número de vezes que os consumidores as escolhem. Ao mostrar ser uma aposta ganha, o factor “local” invadiu também as estratégias de marcas globais como a Unilever, que adaptaram os seus produtos aos mercados onde está presente.

«As marcas globais de FMCG têm grandes oportunidades para crescer, considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando a sua oferta às escolhas, preferências e comportamento de compra dos consumidores locais. As marcas que consigam responder ao desafio com agilidade continuarão a crescer», assegura Josep Montserrat, CEO Worldpanel Division da Kantar.

Artigos relacionados