Cobranding pode ser o segredo para alavancar uma marca

Juntar startups e grandes empresas no lançamento de produtos ou colecções especiais pode ser a resposta para o crescimento de ambas. Esta prática recebe o nome de cobranding e também pode ser aplicada a outros tipos de organizações ou parcerias – incluindo companhias de diferentes sectores, por exemplo.

«O cobranding é a associação temporária ou permanente de duas ou mais marcas a fim de potenciar a imagem de cada uma, proporcionar uma oferta conjunta mais atractiva e impactar positivamente o negócio», explica Bárbara Ruiz, responsável pela área de Branding da LLYC Espanha, em declarações ao jornal Expansión.

Bárbara Ruiz acrescenta que para esta estratégia funcionar é necessário que haja um grau elevado de complementaridade entre as marcas que se associam: não devem ser idênticas, nem chocar por completo. Desta forma, as insígnias envolvidas terão oportunidade de se apresentar a novos públicos, com a certeza de que têm algo de relevante para lhes oferecer.

Notoriedade de marca é a principal vantagem referida pela especialista. Cada uma das marcas apoia-se na outra para aumentar a respectiva visibilidade, o que poderá resultar, em última instância, numa subida das vendas.

Fidelização e captação de clientes poderá ser outra das vantagens, segundo indica Vanesa G. Alcolea, directora de Marketing Online e Estratégia de Marca da consultora The Brand Doctor. Citada pela mesma publicação espanhola, a responsável sublinha ainda que o cobranding poderá ser positivo para as startups na medida em que terão oportunidade de beber da experiência da sua parceira mais consolidada.

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