Co-fundador da Yahoo demite-se

jerryJerry Yang, co-fundador da Yahoo, demitiu-se do conselho de administração da empresa. Este é mais um duro golpe para a empresa norte-americana, que se tem debatido, nos últimos anos, para restaurar a popularidade de outros tempos e aumentar as receitas. Um caminho que tem provocado uma verdadeira dança de cadeiras na administração do grupo.

O anúncio foi feito ontem pela Yahoo, que emitiu um comunicado, no qual especifica ainda que Yang abandonou igualmente os conselhos de administração dos dois grandes parceiros asiáticos da Yahoo, o Yahoo Japão e o grupo chinês Alibaba.

Jerry Yang, que em 1995 fundou a empresa juntamente com David Filo, não esclareceu qual o motivo da sua saída. Porém, alguns meios de comunicação internacionais têm especulado que a demissão pode estar relacionada com o facto de a companhia estar a equacionar alienar as suas acções nos dois grandes parceiros asiáticos, solução com a qual Yang não concordaria. De acordo com o The New York Times, a Yahoo detém 40% do capital do grupo chinês Alibaba e 35% da subsidiária japonesa da Yahoo.

As posições firmes de Jerry Yang dentro da administração da companhia valeram-lhe o cognome de “chefe Yahoo”. Em 2008, Yang foi um dos principais responsáveis por o grupo ter rejeitado uma oferta de aquisição por parte da Microsoft no valor de 47,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 37 mil milhões de euros, no câmbio actual). Desde então, a empresa já perdeu mais de metade do seu valor de mercado, valendo actualmente 19,1 mil milhões de dólares, segundo a Bloomberg.

No seguimento desta decisão, Yang acabaria por ser substituido no cargo de CEO, em Janeiro de 2009, por Carol Bratz, que acabou por sair da empresa em Setembro último. Depois de mais de quatro meses sem liderança, a Yahoo contratou Scott Thompson, antigo presidente da PayPal, que tomou posse há menos de duas semanas. Thompson tem agora em mãos a missão de inovar uma empresa que tem perdido consumidores para concorrentes de peso, como Google e Facebook.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...