Clubhouse e o novo desafio de comunicação para as empresas

Por Sandro Rego, consultor estratégico de Comunicação na Priori – Comunicação com Propósito

O Clubhouse, a rede social do momento, tem um imenso potencial de utilização por empresas e marcas. A forma simples, rápida e directa de partilha de conteúdo em áudio é o seu grande diferencial. Se os “lives” no Instagram estiveram em alta no ano passado em sequência da pandemia, bem provável que o Clubhouse assuma esse protagonismo agora. O foco no conteúdo de áudio, sem vídeo, e a facilidade ao acesso à informação, “em directo” e sem gravações, tornam a nova rede dinâmica e atractiva.

As empresas, marcas e formadores de opinião que já investem na produção ou patrocínios de podcasts, cujo consumo cresceu exponencialmente em 2020 em todo o Mundo, e em outros meios sociais, agora deveriam ocupar espaço também no Clubhouse. O advento da aplicação vai estimular um complemento nas estratégias de comunicação das marcas.

Ter a possibilidade de colocar CEOs, gestores, lideranças, empreendedores sociais, colaboradores, especialistas, formadores de opinião, etc., a falarem directamente com os utilizadores, de maneira informal e sem qualquer custo, é fantástica. A possibilidade de se criar salas temáticas de acordo com a estratégia de negócio das empresas, debater assuntos de interesse público e conectar formadores de opinião sobre determinado tema ou produto também são destaques.

O Clubhouse permite que as empresas e grandes marcas do mercado português tenham um contacto directo com o público, sem filtro, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do Mundo. Abaixo, listo algumas iniciativas que as empresas e marcas poderão utilizar nas estratégias de comunicação no Clubhouse:

1 – Criar salas temáticas com assuntos de interesse, promover eventos, programas de entrevistas, seminários e palestras;

2 – Patrocinar e apoiar produtores de conteúdo e formadores de opinião e mediar debates sobre assuntos alinhados com o negócio;

3 – Amplificar as acções de impacto social positivo que promovem na sociedade envolvendo e convidando públicos estratégicos para a conversa;

4 – Promover novas experiências e investigação sobre as suas marcas com os utilizadores;

5 – Aproximar as lideranças da empresa de públicos estratégicos em conversas informais.

A possibilidade de utilização do Clubhouse para estratégias de comunicação e marca é infinita. E isso tudo contribui para o aumento do awareness, para disseminação do propósito e fortalecimento da reputação. Tudo isso, certamente, vai reflectir-se positivamente no negócio.

Vale lembrar que a plataforma foi lançada em 2020, mas só agora “explodiu” em popularidade. O fenómeno deu-se graças a uma inesperada conversa entre o bilionário Elon Musk e o executivo da aplicação de investimentos Robinhood, Vlad Tenev, no Clubhouse. A conversa transformou-se numa entrevista e ajudou a impulsionar a popularidade da nova rede social. Antes da conversa, Musk, criador da Tesla e da SpaceX, falou na aplicação sobre viagens espaciais e a colonização de Marte, sobre inteligência artificial e vacinas contra a Covid-19. Criando uma proximidade sem igual com a audiência.

Em breve, a aplicação estará disponível para dispositivos Android. Até ao momento, apenas utilizadores de iPhone e com convites exclusivos têm acesso à plataforma. Enquanto a possibilidade de descarregar o Clubhouse não é ampliada, os gabinetes de Comunicação e Marketing deveriam registar já os nomes de suas empresas na aplicação, traçar objectivos de curto e médio prazos e promover imediatamente acções experimentais para se familiarizarem com a ferramenta. E para os utilizadores que ainda não possuem convite ou não usam iPhone, o desafio é controlar a ansiedade e administrar o FOMO (Fear Of Missing Out).

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