Clube de Produtores do Continente assina Declaração para a Sustentabilidade

Alinhado com o 12.º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que coloca em destaque a produção e o consumo sustentáveis, o novo projecto do Clube de Produtores do Continente (CPC) visa promover um sistema alimentar que respeita o ambiente. Trata-se da Declaração para a Sustentabilidade, apresentada aos 256 membros do clube e assinada para reforçar o compromisso deste organismo com a adopção de práticas ecológicas.

«O objectivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no processo de decisão de compra», esclarece Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

A Declaração para a Sustentabilidade tem por base 11 princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, e respeita também a estratégia Europeia do Prado ao Prato (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente) e o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

Segundo é indicado em comunicado, a Declaração para a Sustentabilidade tem um prazo de três anos para execução, estando já vários projectos a decorrer.

Exemplo disso a acção-piloto “Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira”, cujo objectivo é a conservação da espécie Águia-caçadeira. De acordo com Ondina Afonso, «o Continente está preocupado com a biodiversidade e este projecto terá grande impacto na conservação de aves em extinção». Em termos práticos, toda a farinha utilizada em todas as padarias das lojas Continente provém de trigo produzido nestas searas.

Outro dos projectos já em curso chama-se Zero Resíduos e conta com 29 produtores. Neste caso, a ideia é produzir frutas e legumes livres de resíduos, tendo em atenção também o uso eficiente de recursos (menos consumo energético, por exemplo). «Este Verão, já teremos nas nossas lojas Continente melão verde, melão branco e melancia certificados com este projecto Resíduo Zero», adianta a presidente do Clube de Produtores Continente.

Artigos relacionados