Clube de Criativos cria curadoria
A recém-eleita direcção do Clube de Criativos decidiu alargar a base de possíveis iniciativas, através da criação de uma plataforma de curadoria.
Uma plataforma que pretende alargar a direcção do Clube a um grupo de curadores relevantes junto de quem trabalha. «Com cada curadoria, a direcção quer criar novas ideias e projectos em todas as áreas que se consideram abrangidos pela natureza do Clube. Todas as actividades criativas que se desenvolvam em torno de marcas», informa.
Nesse âmbito, são objectivos declarados promover diferentes eventos e projectos ao longo do ano com a marca do CCP, unir os profissionais à volta da criatividade nacional com o intuito de a promover, gerar o debate público sobre a criatividade, produzir conteúdos de utilidade para os profissionais que trabalham nesta área, promover o networking entre os sectores profissionais, pedagógicos e institucionais das indústrias criativas, criar eventos e iniciativas que atestem a vitalidade do sector e forneçam ao país uma perspectiva criativa da economia e da sociedade, criar oportunidades para a visibilidade e desenvolvimento técnico, artístico, profissional dos criativos portugueses e chamar para o Clube «áreas e disciplinas que nunca foram consideradas como nossa vocação ou prioridade, que façam da criatividade um assunto mais frequente, mais rico, mais discutido e mais real para o País».
Os curadores serão escolhidos por convite de acordo com o interesse, relevância e conhecimento que lhe são reconhecidos na área que vão abraçar. O desafio para cada curador é trazer para o Clube uma ou mais ideias que cumpram estes objectivos dentro de um tema anual sobre o qual todas as intervenções de curadoria e todas as iniciativas do Clube se vão inspirar.
As disciplinas eleitas são: Escolas, Media, Eventos, Produção gráfica/crafts, RP, Anunciantes, Guionismo, Publishing, Arte, Vídeo/cinema, Áudio, Ilustração, Streetart/arte de intervenção, Música, Moda, Zona Norte, Zona Sul, Emigrados, Estado e networking institucional.
«Esta primeira iniciativa é simbólica na definição das ambições desta nova direcção do CCP e pretende ser um sinal claro da nossa intenção de transformar o Clube no principal activador da criatividade nacional», informa a direcção.