Clima de consumo na Europa continua a cair mas expectativas económicas em Portugal sobem 9 pontos
O clima de consumo na Europa continuou a cair em Maio, passando para -7,5 pontos, face aos -7,2 pontos em Abril, com os indicadores de expectativas económicas, expectativas salariais e propensão para comprar em níveis negativos.
Os dados são da GfK Portugal, que demonstram que a Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas. Portugal, por seu turno, subiu 9 pontos face ao mês anterior, mas mantém uma perspectiva muito negativa (-35 pontos).
Também o indicador das expectativas salariais subiu 3 pontos em relação a Abril, mantendo-se, ainda assim, em terreno negativo. A Lituânia e a Hungria são os países com os indicadores menos negativos (-4 pontos em ambos), ao passo que Portugal subiu 7 pontos face ao mês anterior, mas também continua negativo (-23 pontos).
Já o indicador propensão para comprar manteve-se igual comparativamente a Abril (-22 pontos). São a Hungria, a Itália e a Bulgária os países que conseguem manter indicadores positivos (+26, +3 e +2, respectivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu 1 ponto (-27 pontos).