Citroën veste-se de grafitti para percorrer Lisboa

citroenEm apoio à GAU – Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa – a Citroën cedeu dois modelos DS3, através dos quais os graffiters Vanessa Teodoro e ParizOne expressaram a sua arte. As duas unidades, às quais foi atribuída a designação de “Go, Arte Urbana”, poderão ser vistas ao longo de 28 fins-de-semana, em vários pontos da capital. A iniciativa surge no âmbito da exposição “A Rua Continua”, organizada pela GAU, e que reúne um alargado conjunto de graffiters, que têm sido responsáveis por dar um novo visual a vários edifícios devolutos de Lisboa.

Na sequência da acção “City Car” que a Citroën apoia, dedicada ao graffiti e à street art, os dois Citroën DS3 personalizados por Vanessa Teodoro e ParizOne vão percorrer e estar expostos em vários pontos da capital, com destaque para os espaços já recuperados. Entre estes estão, por exemplo, o edifício pintado por Momo na Avenida Almirante Reis, ou os espaços entre o Saldanha, da criação de Paulo Arraiano e Leonor Morais, na Avenida Fontes Pereira de Melo, e na Avenida da Liberdade, estes idealizados e pintados por vários outros graffiters. Além disso, será possível fazer uma visita guiada, mediante marcação, aos referidos locais e a bordo do Citroën DS3.

Em paralelo decorrerá também a acção “Reciclar o Olhar”, a concretizar-se num conjunto de cinco camiões de recolha de resíduos, já intervencionados por alguns criadores, que vão percorrer as zonas do Bairro Alto, da Baixa Pombalina e da Avenida 24 de Julho. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Direcção Municipal de Ambiente Urbano da CML, visa sensibilizar as pessoas para a problemática da ausência de distinção entre os actos de vandalismo e de agressão do património, e o graffiti como forma de arte. A Torke assina o conceito criativo do projecto.

Artigos relacionados