Cinven compra dona do Burger King em Portugal e Espanha

O fundo de capital de risco Cinven é o novo principal accionista da Restaurant Brands Iberia, empresa que detém o maior franchisado de restaurantes Burger King em Portugal e Espanha. Os fundadores da companhia e a Burger King Europe continuarão a integrar a estrutura da Restaurant Brands Iberia, mas como accionistas minoritários. Além disso, a liderança actual irá manter-se.

Em comunicado, a Cinven indica que o investimento está a avaliado em mais de mil milhões de euros e que representa a “maior transacção na indústria espanhola da restauração até à data” – embora o negócio abranja a actividade também em Gibraltar, Andorra e Portugal. Além da marca Burger King, a Restaurant Brands Iberia também representa os restaurantes Popeyes e Tim Hortons.

Segundo a Cinven, a empresa mostrou resiliência durante a pandemia de Covid-19, tendo continuado a comprar e a abrir restaurantes. Destaca-se também a expansão do serviço de entrega em casa, que se tornou particularmente importante durante os períodos de confinamento e encerramento das lojas.

«A RB Iberia tem sido incrivelmente bem-sucedida sob a liderança do seu fundador, Gregorio Jiménez, e é considerado um dos negócios com melhor desempenho da Restaurant Brands International», comenta Jorge Quemada, partner na Cinven. De acordo com o mesmo responsável, o objectivo será aproveitar da melhor forma os recursos de ambas as partes para continuar a acelerar o crescimento da empresa.

Isso mesmo é confirmado por Gregorio Jiménez, também CEO da Restaurant Brands Iberia: «O investimento da Cinven representa um catalisador importante para o plano de crescimento da empresa ao longo dos próximos anos.» Segundo o fundador, representa também um reforço financeiro significativo, que irá contribuir para o crescimento em Espanha e em Portugal.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...