Cinema não cativou em Setembro. Receita bruta e espectadores descem
O mês de Setembro é, por norma, uma altura de regressos à rotina o que, aparentemente, deixa menos tempo livre para ir ao cinema. Os dados disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) relativos ao nono mês do ano revelam que a receita bruta diminuiu em relação a Agosto, ficando nos 5,7 milhões de euros (vs. 8,9 milhões no mês anterior).
O número de espectadores desceu igualmente, ficando-se pelas 944.267 pessoas que se dirigiram às salas de cinema em Setembro.
O top 5 dos filmes mais vistos também se alterou ligeiramente, com “Barbie” a sair da tabela. Em primeiro lugar consta a longa-metragem de terror “The Nun: A Freira Maldita II”, com 162.309 espectadores, que parece antecipar o mês do terror por excelência. No segundo lugar fica “The Equalizer 3: Capítulo Final” (122.352), em terceiro “Mistério em Veneza” (71.457), em quarto “Oppenheimer” (59.065) e em quinto “After: Depois de Tudo” (58.625).
No que toca aos cinco mais vistos com assinatura portuguesa, “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó” mantém-se no topo com 116.417 espectadores. Seguem-se “Um Filme do Caraças” (24.431), “Mal Viver” (16.896), “Ice Merchants” (13.924) e “Amadeo” (13.293).
Sobre a distribuição cinematográfica, o ICA destaca a concentração de mercado em três empresas, nomeadamente Cinemundo, NOS Lusomundo Audiovisuais e Big Pictures 2 Films, que representam 92% da quota de mercados em termos de espectadores. Por sua vez, NOS, UCI, Cineplace e NLC – Cinemacity representam 91,2% do mercado nacional de exibição cinematográfica, em termos de receitas de bilheteira.