Cinema em Portugal volta a desacelerar: perto de 250 mil espectadores em Outubro
Desde Junho que os números do cinema em Portugal apresentavam alguma retoma. Ainda que com quebras em relação ao homólogo do ano passado, as descidas iam recuando: de menos 100% em Maio, a evolução do número de espectadores nas salas portuguesas passou para uma queda de 85,5% em Agosto e de 66,4% em Setembro. Porém, Outubro volta a baralhar as contas.
Dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) mostram uma quebra de 82,1% no número de espectadores no passado mês de Outubro face ao mesmo período de 2019. Perto de 250 mil pessoas passaram pelo cinema, o que compara com os quase 1,4 milhões de Outubro do ano passado.
Quanto à receita bruta, a tendência é semelhante, verificando-se uma descida de 82% entre Outubro de 2019 e Outubro de 2020: de cerca de 7,6 milhões de euros para pouco mais de 1,3 milhões de euros.
O ICA revela ainda que “Greenland – O último refúgio” foi o filme mais visto do último mez, tendo levado 38.565 espectadores às salas de cinema. “Liga dos Animais Fantásticos” e “Tenet” fecham o top 3.
Por outro lado, considerando o acumulado do ano, “1917” é o filme mais visto dos últimos 10 meses, com aproximadamente 330 mil espectadores. Em termos de produção nacional, destaca-se “O Filme do Bruno Aleixo”, com 24 mil espectadores.
No âmbito da distribuição cinematográfica, o ICA realça a concentração de mercado de duas empresas, Nos Lusomundo Audiovisuais e Big Picture 2 Films, que mantêm a sua dominância mesmo em tempo de pandemia. Juntas, respondem por 73,5% da quota de mercado em termos de espectadores.
Já no que aos resultados de bilheteira por exibidor diz respeito, Nos, UCI, Cineplace e NLC representam 90,1% do mercado nacional.