Cinema continua a recuperar: 637 mil compraram bilhete em setembro
O número de espectadores nas salas portuguesas de cinema cresceu 74,5% no passado mês de Setembro., quando comparado com o mesmo período de 2020. Dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) mostram que foram cerca de 637 mil os espectadores que preferiram o grande ecrã para conhecer novas histórias.
No mesmo sentido, também a receita bruta subiu 68,7% para aproximadamente 3,4 milhões de euros, em Setembro. No acumulado do ano, porém, a evolução ainda é negativa: menos 11,5% face aos primeiros nove meses de 2020.
“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” foi o filme mais visto do último mês, tendo levado 149 mil espectadores às saldas portuguesas. Seguiram-se “After: Depois do Desencontro), “Boss Baby: Negócios de Família”, “Free Guy: Herói Improvável” e “Patrulha Pata: O Filme”.
O ICA sublinha ainda que, no âmbito da distribuição cinematográfica, mantém-se a já habitual concentração de mercado em três empresas: Nos Lusomundo Audiovisuais, Cinemundo e Big Picture 2 Films. Juntos, estes distribuidores representam uma quota de mercado de 92,5% em termos de espetadores.
Quanto aos resultados de bilheteira por exibidor, Nos, Cineplace, UCI e NLC – Cinema City representam 89,2% do mercado nacional.