Cinco filmes portugueses de Turismo entre os melhores do Mundo

Portugal amealhou cinco distinções na edição deste ano dos Prémios CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, que distinguem os filmes que mais pontos conquistam ao longo de um ano neste circuito internacional. Há inclusive dois filmes nacionais que venceram nas suas respectivas categorias.

O filme “Alma de lã” (“A soul made from wool”) conquistou o primeiro lugar na categoria “Serviços de turismo”, tendo terminado a competição com 59 pontos, à frente de concorrentes de países como Espanha, França e Dinamarca. Com assinatura da Lobby Films and Advertising, e realizado por Telmo Martins, o filme foi produzido para a New Hand Lab, uma associação cultural da Covilhã que é a casa de autores e artistas de diversas vertentes, como design têxtil, pintura, fotografia e escrita.

O filme “Monção deixa marca”, uma curta-metragem do realizador Leonel Vieira (da produtora Stopline), em parceria com a agência criativa MarkaBranca, venceu o prémio “People’s choice”, de votação online. Criado para a Câmara Municipal de Monção, o filme promocional explora as lendas, os mitos e as tradições locais da região, convidando os turistas a conhecerem a sua herança, enogastronomia e Natureza.

Mas estes não foram os únicos filmes portugueses distinguidos na gala que decorreu em Valência, Espanha. O filme “Cascais Remote Workers”, do Turismo de Cascais, alcançou o segundo lugar na categoria “Destino – Cidade”. Com criatividade da Mosca Azul Publicidade e produção da Bonzi, o trabalho promove o destino junto dos trabalhadores remotos, mostrando os benefícios e acessibilidades que Cascais tem para lhes oferecer.

O projecto “A um palmo do céu” (“An inch from the sky”) foi distinguido com o terceiro lugar na categoria “Produtos de turismo”. Produzido pela Lobby Films and Advertising, e também realizado por Telmo Martins, resultou do projecto cultural intermunicipal “Portas do Céu”, liderado pelo município de Pampilhosa da Serra, em parceria com os municípios de Góis e Arganil.

Por fim, o filme “Our story in every bottle” conquistou o terceiro lugar na categoria “Serviços de turismo”. Este trabalho promove os produtos da Quinta da Pacheca, quer no segmento hoteleiro quer no dos vinhos, e foi produzido por Gustavo Lopes.

Artigos relacionados